Roda de conversa sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

 



Roda de Conversa

Carolina Maria de Jesus: Uma história de superação

Na última quinta-feira, 18, os alunos dos 9º anos do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora da Piedade (CNSP), orientados pela Professora de Língua Portuguesa, Mayara dos Anjos, participaram de uma roda de conversa sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus. O encontro aconteceu através da plataforma virtual Google Meet e contou com a participação de cerca de 80 alunos. O momento contou com a riquíssima explanação da professora Daynara Côrtes, Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e estudiosa da área.

Esta atividade está inserida dentre as ações que fazem parte do projeto anual “Histórias que inspiram”, que tem como objetivo proporcionar...

Negra, catadora de papel, favelada, Carolina Maria de Jesus é uma daquelas histórias que podemos classificar como improváveis. Nasceu em Sacramento/MG, filha de pais analfabetos, aos sete anos foi para a escola onde aprendeu a ler e a escrever e tornou-se amante da leitura.

Após a morte de sua mãe, foi para São Paulo e dentre outros serviços que precisou realizar para sobreviver, a moradora da favela do Canindé, Zona norte Paulista, trabalhava como catadora de papel e, nas horas vagas, registrava o cotidiano da favela em cadernos que encontrava no material que recolhia. Material este que, tempos depois, deu origem a seu primeiro livro, Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, em que relata suas dores, angústias e esperanças. A obra virou um best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas.

É a partir dessa obra e discussão que os alunos dos nonos anos mergulharão num universo permeado por desigualdades, fome e violência para entender a vida da Carolina Maria  de Jesus além da favela do Canindé.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cordéis dos Alunos CNSP são selecionados para o LIVRO CIENART - Cordel COVID 2020!

CLUBE DE LEITURA “SEMENTES DO AMANHÔ ROMPE FRONTEIRAS E É DESTAQUE NA IMPRENSA NACIONAL