PROJETO ARTÍSTICO: BRASÍLIA, PATRIMÔNIO MUNDIAL

 


Nos dias 11 e 12 de março foram apresentadas no Ginásio do Colégio Nossa Senhora da Piedade (CNSP) os trabalhos dos alunos do oitavos anos do ensino fundamental, resultantes do Projeto: Brasília, Patrimônio Mundial. A atividade foi desenvolvida sob a orientação da professora de arte Denise Lima, que tinha como objetivo estudar os aspectos arquitetônicos e urbanísticos da capital do Brasil.

Na ocasião, os alunos trabalharam em sala de aula o processo de construção da capital do país, bem como o Projeto Piloto, elaborado pelo Arquiteto e Urbanista Lucio Costa. Este projeto arrojado teve notoriedade por trazer elementos que contemplam a simplicidade, mas de grande espírito inovador.

Assim, para traduzir concretamente o conteúdo estudado em sala de aula, foi proposto aos alunos a produção artística de maquetes representando cidades, bairros, condomínios, tendo em vista todos os elementos atendam as mais diversas atividades humanas, observando suas funcionalidades e estética. Dessa maneira, os trabalhos deveriam observar a presença de áreas de lazer, hospitais, escolas, farmácias, shopping, supermercados, vias públicas com sinalização adequada, acessibilidade, saneamento básico, além da localização estratégica de tais estabelecimentos.

Por fim, na condição de arquitetos e urbanistas, os alunos puderam traduzir de forma visível e acessível os seus pontos de vista, perspectiva e projeção. De modo que, foi possível materializar o espaço em um tamanho reduzido, aplicando então vários conceitos da temática geográfica e artística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roda de conversa sobre a vida e obra da escritora Carolina Maria de Jesus.

Cordéis dos Alunos CNSP são selecionados para o LIVRO CIENART - Cordel COVID 2020!

CLUBE DE LEITURA “SEMENTES DO AMANHÔ ROMPE FRONTEIRAS E É DESTAQUE NA IMPRENSA NACIONAL